top of page
Buscar
  • expoamapa

Expo Favela Innovation Amapá 2024: papel social e transformador




O evento é considerado como a maior feira de negócios de periferias do mundo e é realizada anualmente em diversos estados brasileiros, e em países como a França e Estados Unidos. A etapa regional da Expo Favela Innovation, no Amapá, tem entrada gratuita e acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de agosto, no Centro de Exposições do Sebrae, com entrada gratuita.


A Expo Favela Innovation é um projeto concebido pela Favela Holding, um conglomerado de mais de 20 empresas que tem como objetivo o desenvolvimento de favelas e de seus moradores, sobretudo, fomentando o empreendedorismo nestes territórios. Prima ainda pela atuação junto a empreendedores comunitários, promovendo e proporcionando novas oportunidades de negócios e empregabilidade.


No estado, o evento é organizado pela CUFA Amapá e, na edição de 2024, quer revolucionar o cenário de empreendedorismo e inovação, criados, produzidos e desenvolvido nas favelas amapaenses. Para a presidente da instituição, Alzira Nogueira, o objetivo deste ano é superar a grandiosidade do foi a Expo Favela Innovation, em 2023.

Em 2024, é esperado pela organização um público de mais de 10 mil pessoas circulando no Centro de Exposições do Sebrae, nos três dias de evento. A abertura acontece nesta quinta-feira, dia 08, às 16h. Nos dias 09 e 10 (sexta-feira e sábado), o horário de funcionamento será das 9h às 21h.

 

Papel social e transformador

A Expo Favela Innovation Amapá está prestes a se tornar a principal vitrine global para negócios, cultura e empreendedorismo em favelas. O evento, que acontece no Amapá, tem como missão central combater o estigma associado a essas comunidades frequentemente marginalizadas.


“Esta é a maior plataforma de visibilidade para o empreendedorismo de favela no mundo. No Amapá, o evento desempenha um papel social crucial ao desvincular o estigma negativo das periferias. Além disso, é um espaço importante para discutir e enfrentar o racismo estrutural que afeta milhares de pessoas em todo o Brasil”, destaca Alzira, uma das organizadoras.


A edição deste ano contará com mais de cem participantes, incluindo expositores, artesãos, painelistas, escritores, profissionais liberais e artistas do hip hop, tanto locais quanto nacionais. O foco principal será dar destaque às iniciativas empreendedoras inovadoras que surgem nas favelas.


Além disso, a Expo Favela Amapá servirá como um ponto de encontro entre os habitantes das favelas e investidores, reunindo 40 expositores e potenciais investidores no Sebrae durante os três dias de evento. O objetivo é fomentar negócios escalonáveis, aplicar recursos e destacar o potencial criativo das comunidades periféricas.

 

Agradecimentos aos Parceiros

A Expo Favela Innovation 2024 no Amapá é um marco que só se tornou realidade graças à colaboração estratégica entre instituições públicas e privadas. Essas parcerias têm sido cruciais para apoiar a revolução empreendedora nas comunidades locais, impulsionando o desenvolvimento econômico e social.


Com o comprometimento do Governo do Amapá, Sebrae, Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Rede Amazônica e o senador Randolfe Rodrigues, a CUFA tem ampliado seu impacto, transformando o potencial das favelas em oportunidades reais de crescimento. Essas entidades compartilham a visão de que "favela não é carência; favela é potência" e, por isso, investem na construção de um futuro onde o empreendedorismo seja o motor de um desenvolvimento mais justo e sustentável.

Este apoio contínuo não apenas fortalece os negócios locais, mas também pavimenta o caminho para um futuro de prosperidade e equidade, alinhado com os valores de inovação e inclusão que marcam essa iniciativa.

 

Três dias de empreendedorismo, cultura e inovação

Ao longo de três dias, a Expo Favela Amapá proporcionará aos expositores e participantes uma programação diversificada e enriquecedora. O evento contará com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentações de startups, mentorias, shows, debates, cursos, intervenções artísticas e outras capacitações.

 

Seleção dos expositores – ponto alto do evento

O salão principal do Centro de Exposições do Sebrae será o local onde os 40 expositores selecionados, dos mais de 500 inscritos neste ano, venderão suas ideias e modelos de negócios a potenciais investidores, que estarão circulando no espaço.


Desses empreendedores selecionados para a etapa regional, 10 serão selecionados, no último dia do evento, para participarem da etapa da Expo Favela Innovation Brasil, que acontecerá em São Paulo, em dezembro. Na etapa nacional, eles concorrerão, com centenas de outros negócios dos quatro cantos do país, ao título de melhor empreendimento de favela do Brasil e a um prêmio em dinheiro.


O detentor do título do ano passado, inclusive, é do Amapá e pertence à startup Mazodan, do empresário Michael Tavares. A ideia apresentada por ele, no ano passado, conquistou o Brasil. O produto criado pela startup foi considerado inovador pelos investidores: uma argamassa feita com matéria prima de resíduos deixados às margens do Rio Amazonas, barateando o material, tornando competitivo no mercado ao lardo de fabricantes multinacionais, e, portanto, tornando o sonho da casa própria cada vez mais possível ao público de baixa renda.


E são ideias como esta que os investidores, presentes na Expo Favela innovation buscam; produtos e serviços que trazem em seu modelo ne negócios, princípios inovadores e diferenciados, levando em conta conceitos como sustentabilidade, compromisso social e potencialmente escalonáveis.

 

O Sucesso Traduzido em Números

O sucesso da Expo Favela Innovation Amapá é indiscutível e pode ser visto nos números impressionantes desta edição, que se consagra como a maior feira de empreendedorismo de periferias da Amazônia. Com mais de 500 inscrições de expositores, a feira atraiu empreendedores determinados a apresentar suas iniciativas inovadoras a potenciais investidores.


A Favela Literária, parte integrante do evento, também reflete esse crescimento. Este ano, contará com a participação de mais de 50 escritores, quase o dobro do número registrado em 2023. Este espaço é dedicado ao lançamento de livros, bate-papos com autores, e performances poéticas, consolidando-se como um ponto de encontro para a expressão cultural e literária das comunidades.


A Expo Favela Innovation Amapá 2024 não é apenas uma feira; é uma plataforma estratégica para o desenvolvimento de negócios e projetos que nascem nas periferias, destacando o potencial criativo e inovador dessas comunidades. Com cada edição, o evento se firma como um catalisador para a construção de um futuro mais inclusivo, próspero e repleto de oportunidades.

 

  • Espaços e atrações da Expo Favela Amapá 2024


Feira de Expositores: Espaço dedicado à exposição competitiva de empreendedores inovadores das periferias amapaenses, espaço destinado para destacar o talento e a criatividade dos empreendedores locais e selecionar 10 candidatos para participarem da fase nacional.


Camelódromo: Área destinada à comercialização de artesanato, incentivando o comércio de produtos feitos à mão pelas comunidades tradicionais e periféricas do Amapá.


Palco Baile de Favela: Local destinado a apresentações artísticas de artistas periféricos da região e nacionais, proporcionando entretenimento e valorizando os talentos musicais e artísticos das favelas.


Favelinha: Espaço infantil com atividades lúdicas e educativas, pensado para o público infantil que estará visitando o nosso evento.


Painéis Temáticos: Discussões e debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento das favelas e seus moradores, visando a discussão de soluções para as problemáticas e desafios encontrados nas periferias.


Favela Talk: Bate-papos sobre empreendedorismo, abordando histórias de sucesso, desafios e oportunidades para os empreendedores das comunidades, pautando assuntos como: empreendedorismo feminino, bioeconomia, startups e economia criativa.


Podcast de Favela: Espaço para gravação e transmissão de podcast, pautando temáticas importantes para as comunidades periféricas do Amapá, com apresentadores profissionais, trazendo pontos de discussão essenciais para os moradores e empreendedores das favelas.


Favela Literária: Venda de livros e apresentações de declamações literárias de escritores amapaenses e nacionais que desenvolvem um trabalho voltado para a valorização da cultura, leitura e expressão artística do estado.


Exposição Artística: Espaço de imersão proporcionado pela exposição de trabalhos de artes visuais, produzidos por artistas amapaenses, que capturam em suas obras a realidade das favelas e pessoas periféricas amazônicas.


Favela Tech: Espaço dedicado à tecnologia, com serviços de Espaço Gamer, desenvolvimento de design de produtos e experiências de realidade virtual e impressão 3D.


Favela Braids: Espaço destinado à autoestima da população negra, através de penteados com tranças, com a finalidade de promover um desfile em parceria com a Modamazon, incentivando a economia afetiva e criativa da favela.


Favela Criativa: Integrar o tema da Expo Favela ao curso de Tecnologia em Design: explorar como o design pode contribuir para a transformação social e valorização das comunidades. Apresentar o curso de Tecnologia em Design à sociedade: mostrar a importância do design como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Promover trocas de conhecimento entre alunos, professores e participantes da Expo Favela: estimular a colaboração e o aprendizado.

 

________________________________________

Solenidade oficial de abertura: dia 08 de agosto, às 16h

Horário de funcionamento nos dias 09 e 10 de agosto, das 9h às 21h, no Centro de Exposições do Sebrae, no bairro Jesus de Nazaré.

 

 

____________________________

Coordenadoria de Comunicação Social - CCOM/CUFA-AP:

Júnior Nery (96) 98127-1559

Jornalista (DRT 343-AP)

13 visualizações

Kommentare


bottom of page