top of page
Buscar
  • expoamapa

Expo Favela Innovation Amapá 2023 reúne ativistas sociais importantes nos dois dias de evento

Atualizado: 4 de set. de 2023

Com vasta programação, o evento que acontece neste sábado e domingo quer também conscientização o público sobre questões sociais como o antirracismo e o papel das mulheres nos negócios, política e sociedade


A expo Favela Innovation Amapá 2023 tem como fundamento evidenciar todo o potencial criativo e empreendedor existentes nas periferias, sobretudo, desassociar a imagem pejorativa que a sociedade imputa às favelas como território marginalizado. O evento busca aproximar favela e asfalto não só para promover conexão entre empresas de periferias e investidores, mas também de lançar uma luz sobre o que se produz nesses espaços.


Temas como o antirracismo, que é uma triste realidade vivenciada, cotidianamente, por boa parte dos moradores das periferias, e o papel das mulheres nesses territórios, assim como nos negócios e na política, entram também em pauta nos dois dias de realização da Expo Favela Innovation Amapá 2023. O evento acontece neste sábado e domingo (12 e 13), no Amapá Garden Shopping, organizado pela Central Única das Favelas Amapá (CUFA-AP) e Favela Holding.


Pelo menos dois grandes nomes do ativismo social brasileiro, diretamente ligados com essas causas participarão do evento, lançando livros, palestrando e, ainda, buscando negócios inovadores e criativos para investir. Um deles é o Preto Zezé, empreendedor, produtor artístico e musical, escritor e membro da CUFA Brasil.


Zezé tem uma história de superação que inspira e ressignifica o papel na sociedade de centenas de jovens periféricos Brasil afora, que hoje carregam em suas mãos os rumos dos seus destinos de vida e das coletividades que os cercam. Ex-lavador de carros nas noites de Fortaleza, chegou a conviver na juventude com membros de gangues de rua e pichadores que frequentavam os bailes funks da capital cearense. E decidiu mudar.


“Consegui reverter o estigma do racismo em carisma; inverti o estereótipo da violência em autoestima e os canalizei para o ativismo social e a produção criativa e intelectual. Minha vivência revelara que o que eu procurava não estava no estabelecido. Era preciso uma coletividade que agregasse a biodiversidade de vivências e visão crítica de mundo que a juventude negra das comunidades possui o que, muitas vezes, é escoado para práticas autodestrutivas”, define Zezé.


Durante a Expo Favela Innovation Amapá 2023, ele fará o lançamento de seu mais novo livro “Das Quadras para o Mundo”, no espaço Favela Literária. Preto Zezé também estará presente na Sala de Conferência do evento, explanando sobre “A Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores”.



Kalyne Lima



Outra ativista convidada a participar a Expo Favela Amapá é Kalyne Lima. Paraibana, formada em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestra em Cultura Popular do Hip Hop e tua na área social desde 1998. É proprietária da Campo Minado Produções e ativista cultural e sua trajetória é marcada pela defesa dos direitos das mulheres, da população de favela e LGBTQIAPN+.


Kalyne também é presidente nacional da CUFA, artista, e sua produção é pautada na representatividade de setores sociais invisibilizados. Autora do livro: “Campo Minado: Mulheres do Hip Hop”, dedica a sua vida à luta pela garantia de direitos sociais. Ela é responsável pela realização de diversos projetos que têm como princípio a inclusão e oferta de oportunidades.


Através do jornalismo, vem realizando produções áudio visuais com o foco em pautas positivas que mostram as potencialidades das favelas e de seus atores sociais. Além de atuar na educação popular utilizando sua bagagem como ferramenta pedagógica.

No evento, dará palestra sobre o tema “Imagens e Representações: O Papel da Mídia Antirracista na Geração de Oportunidades de Negócios”, dividindo o palco com a cineasta amapaense Rayane Penha, e a mídia ativista Luene Karipuna, do Oiapoque.


A Expo Favela Innovation Amapá 2023 é uma iniciativa da Favela Holding e Central Única das Favelas amapá (CUFA-AP) e conta com uma rede de parceiros interessados em fazer a diferença como o Sebrae, Governo do Amapá, Secult, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Assembleia Legislativa do Amapá, Perfeitura de Macapá, Ministério Público-AP, CEA & CSA Equatorial, Agência Nagib, Duas Telas Produtora Cultural, Amapá Garden e Rede Amazônica.




_________________________

Assessoria de Imprensa Expo Favela Innovation Amapá 2023

Júnior Nery (96) 98127-1559 - Jornalista (DRT 343-AP) | Pérola Pedrosa (96) 99127-9591


20 visualizações

Comments


bottom of page