No encerramento, domingo (13), dez empreendedores foram selecionados para a etapa nacional, em SP
O Amapá se fez presente na maior feira de negócios do mundo voltada para o empreendorismo de periferias, durante a Expo Favela Innovation 2023, que aconteceu no último fim de semana, em Macapá. O estado é o único do Norte a promover o evento, com a missão de unir favela e o asfalto, afim de promover conexão com investidores, visando à conquista de patrocínio e alavancar sonhos.
Mais de dez mil pessoas circularam pela Expo Favela Amapá 2023, durante os dois dias de evento, segundo a Central Única das Favelas Amapá (CUFA-AP), organizadora da feira, que aconteceu no Garden Shopping. 40 expositores e dezenas de outros empreendedores locais, entre artesãos, escritores, músicos e artistas mostraram aos visitantes a potência produtiva e criativa nascidas nas periferias amapaenses.
Além da exibição dos negócios de periferias, o público também participou de palestras, debates e rodas de conversas sobre antirracismo, meio ambiente, vida nas favelas e o papel das mulheres pretas no mundo dos negócios. No espaço Favela Literária, os visitantes foram presenteados com saraus, contação de histórias, livros e ainda do lançamento de várias obras de artistas locais e de outros estados, de autores como Patrícia Andrade, Fernando Canto e o cearense Preto Zezé, membro da CUFA Nacional, investidor, artista e produtor musical.
Os dez empreendedores selecionados para a etapa nacional, que acontecerá em São Paulo, em dezembro, destacaram-se pela criatividade, inovação, ousadia, história e perseverança. Foram mulheres, jovens e idosos, todos disputando, de forma saudável, porém, acirrada, a vaga para apresentar suas ideias de negócio aos investidores de todo o mundo, que estarão presentes na capital paulista.
OS 10 EMPREENDIMENTOS SELECINADOS
Adna Batista (Selvage Bartender)
Arlete Leal (Sementes do Araguari)
Samanta Santos (Artesanato Quilombola)
Luciana Mota (Lu Mota Artesanato)
Maraiza Moraes (Maraiza Cachos)
Gleid Moraes (Selvática)
Reginaldo Moraes (Origens)
Raullyan Barbosa (Casa do Empreendedor)
Michael Moraes (Mazodan)
Francisco Soares (Café do Lago)
Expo Favela Innovation Amapá 2023: uma oportunidade de negócios
Para os demais expositores, participar da Expo Favela Innovation Amapá 2023 foi uma oportunidade gigantesca para fechar negócios, apresentar aos visitantes os valores e os conceitos de seus empreendimentos e gerar conexões. “O conceito é justamente esse: dar visibilidade aos negócios pensados, produzidos e desenvolvidos em nossas periferias. Como diz o nosso lema, ‘favela não é carência, é potência’ e, certamente, mostramos nesses dois dias todo o potencial criativo de nossas favelas”, considera Alzira Nogueira, presidente da CUFA-AP.
A empreendedora Larissa, da Marisol Floricultura, saiu do evento com outros encontros agendados. “Foi uma grande experiência, principalmente por eu ser tímida, mas consegui fazer minha apresentação e mostrar meu negócio, que amo fazer. Tive muitas oportunidades aqui, fiquei muito orgulhosa de estar entre os 40 classificados para a Expo Favela Amapá”, destacou. A CUFA-AP recebeu ao todo 300 inscrições de empreendedores interessados em participar da edição estadual.
A Expo Favela Amapá é uma realização do grupo Favela Holding e CUFA-AP, e contou com o apoio do Governo do Estado e de toda uma rede de parceiros interessados em fazer a diferença, como o Sebrae, Secult, Assembleia Legislativa do Amapá, CEA & CSA Equatorial, Ministério Público, Prefeitura de Macapá, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Anistia Internacional, Agência Nagib, Amapá Garden Shopping, Duas Telas Produtora Cultural e Rede Amazônica.
“Somos gratas aos parceiros que acreditaram e oportunizaram essa feira, dando credibilidade e, principalmente, investindo no empreendedorismo da periferia, da favela, das comunidades marginalizadas, que produzem e fazem a economia girar, aqui e em todo o Brasil”, celebrou a presidente nacional da CUFA, Kalyne Lima.
___________________
FOTOS: AOG ROCHA | DIVULGAÇÃO
Assessoria de Imprensa/Expo Favela Amapá 2023
Júnior Nery - Jornalista (DRT 343/AP) - (96) 98127-1559
Pérola Pedrosa (96) 99127-9591
Comments