top of page
Buscar
  • expoamapa

Expo Favela Innovation Amapá 2023 é sucesso de público

Atualizado: 4 de set. de 2023

No encerramento, domingo (13), dez empreendedores foram selecionados para a etapa nacional, em SP

O Amapá se fez presente na maior feira de negócios do mundo voltada para o empreendorismo de periferias, durante a Expo Favela Innovation 2023, que aconteceu no último fim de semana, em Macapá. O estado é o único do Norte a promover o evento, com a missão de unir favela e o asfalto, afim de promover conexão com investidores, visando à conquista de patrocínio e alavancar sonhos.




Mais de dez mil pessoas circularam pela Expo Favela Amapá 2023, durante os dois dias de evento, segundo a Central Única das Favelas Amapá (CUFA-AP), organizadora da feira, que aconteceu no Garden Shopping. 40 expositores e dezenas de outros empreendedores locais, entre artesãos, escritores, músicos e artistas mostraram aos visitantes a potência produtiva e criativa nascidas nas periferias amapaenses.





Além da exibição dos negócios de periferias, o público também participou de palestras, debates e rodas de conversas sobre antirracismo, meio ambiente, vida nas favelas e o papel das mulheres pretas no mundo dos negócios. No espaço Favela Literária, os visitantes foram presenteados com saraus, contação de histórias, livros e ainda do lançamento de várias obras de artistas locais e de outros estados, de autores como Patrícia Andrade, Fernando Canto e o cearense Preto Zezé, membro da CUFA Nacional, investidor, artista e produtor musical.





Os dez empreendedores selecionados para a etapa nacional, que acontecerá em São Paulo, em dezembro, destacaram-se pela criatividade, inovação, ousadia, história e perseverança. Foram mulheres, jovens e idosos, todos disputando, de forma saudável, porém, acirrada, a vaga para apresentar suas ideias de negócio aos investidores de todo o mundo, que estarão presentes na capital paulista.


OS 10 EMPREENDIMENTOS SELECINADOS


  • Adna Batista (Selvage Bartender)

  • Arlete Leal (Sementes do Araguari)

  • Samanta Santos (Artesanato Quilombola)

  • Luciana Mota (Lu Mota Artesanato)

  • Maraiza Moraes (Maraiza Cachos)

  • Gleid Moraes (Selvática)

  • Reginaldo Moraes (Origens)

  • Raullyan Barbosa (Casa do Empreendedor)

  • Michael Moraes (Mazodan)

  • Francisco Soares (Café do Lago)


Expo Favela Innovation Amapá 2023: uma oportunidade de negócios


Para os demais expositores, participar da Expo Favela Innovation Amapá 2023 foi uma oportunidade gigantesca para fechar negócios, apresentar aos visitantes os valores e os conceitos de seus empreendimentos e gerar conexões. “O conceito é justamente esse: dar visibilidade aos negócios pensados, produzidos e desenvolvidos em nossas periferias. Como diz o nosso lema, ‘favela não é carência, é potência’ e, certamente, mostramos nesses dois dias todo o potencial criativo de nossas favelas”, considera Alzira Nogueira, presidente da CUFA-AP.




A empreendedora Larissa, da Marisol Floricultura, saiu do evento com outros encontros agendados. “Foi uma grande experiência, principalmente por eu ser tímida, mas consegui fazer minha apresentação e mostrar meu negócio, que amo fazer. Tive muitas oportunidades aqui, fiquei muito orgulhosa de estar entre os 40 classificados para a Expo Favela Amapá”, destacou. A CUFA-AP recebeu ao todo 300 inscrições de empreendedores interessados em participar da edição estadual.





A Expo Favela Amapá é uma realização do grupo Favela Holding e CUFA-AP, e contou com o apoio do Governo do Estado e de toda uma rede de parceiros interessados em fazer a diferença, como o Sebrae, Secult, Assembleia Legislativa do Amapá, CEA & CSA Equatorial, Ministério Público, Prefeitura de Macapá, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Anistia Internacional, Agência Nagib, Amapá Garden Shopping, Duas Telas Produtora Cultural e Rede Amazônica.


“Somos gratas aos parceiros que acreditaram e oportunizaram essa feira, dando credibilidade e, principalmente, investindo no empreendedorismo da periferia, da favela, das comunidades marginalizadas, que produzem e fazem a economia girar, aqui e em todo o Brasil”, celebrou a presidente nacional da CUFA, Kalyne Lima.



___________________

FOTOS: AOG ROCHA | DIVULGAÇÃO

Assessoria de Imprensa/Expo Favela Amapá 2023

Júnior Nery - Jornalista (DRT 343/AP) - (96) 98127-1559

Pérola Pedrosa (96) 99127-9591

37 visualizações

Comments


bottom of page