Ao longo de três dias, a feira será uma vitrine para empreendedores das periferias do Amapá.
A Expo Favela Amapá 2024 deu início às suas atividades nesta quinta-feira (8), em uma cerimônia marcada pela celebração da cultura e da inovação nas periferias. Com direito a apresentações artísticas e falas dos principais patrocinadores do evento, os presentes no auditório do Sebrae-AP puderam conhecer um pouco da extensa programação que será ofertada até este sábado (10).
O evento é organizado pela Central Única das Favelas (Cufa) e pela Favela Holding, um conglomerado de empresas que tem como objetivo o desenvolvimento de periferias e de seus moradores. Para a presidente da Cufa Brasil, Kalyne Lima, a feira evidencia o potencial dos negócios periféricos de terem um impacto social verdadeiro.
“A Expo Favela não é só para os empreendedores, mas também para os visitantes, para aquela pessoa que não conhecia toda a riqueza que está ao nosso lado. Precisamos de um país horizontalizado, com oportunidades iguais, para que a gente promova de fato uma justiça social e que tenhamos o país que merecemos ter”, ressaltou a presidente Kalyne.
A abertura da feira contou com apresentações artísticas do grupo Banzeiro do Brilho de Fogo, leitura de poesias da autora indígena Claudia Almeida e uma apresentação de Marabaixo conduzida pela artista Esmeraldina dos Santos.
O momento emocionou o público e apresentou um pouco da cultura amapaense para os diversos turistas e investidores estrangeiros presentes, como ressaltou Alzira Nogueira, presidente da Cufa Amapá.
“Estamos em um momento muito positivo de trocas e diálogos que melhoram a vida do nosso povo. Nesta edição, esperamos receber mais de 10 mil visitantes, o que é um orgulho muito grande. Vamos juntos combater os estigmas que ainda acompanham as favelas, e demonstrar todo o potencial das comunidades”, afirmou Alzira.
A Expo Favela Amapá 2024 é resultado do esforço de diversas instituições, a fim de alcançar o objetivo de criar novas oportunidades de negócios e empregabilidade para os empreendedores locais. Um destes patrocinadores é o Governo do Amapá, que através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, tornou possível a vinda de palestrantes e a realização do evento.
“Estou muito honrado de poder contribuir com este evento. O Amapá, historicamente, é um estado sem investimentos no ramo do empreendedorismo, o que debilitou a nossa economia. Investindo em oportunidades para a base, temos a chance de inverter esse cenário e alcançar um quadro inédito nos outros estados: um em que a favela é a protagonista da inovação”, afirmou o governador do Amapá, Clécio Luís, na ocasião.
Outros patrocinadores do evento incluem o mandato do senador Randolfe Rodrigues, a organização do Sebrae-AP, a emissora Rede Amazônica, a CSA Equatorial, a produtora Baluarte Cultural, entre outros.
Expo Favela Amapá 2024
A cerimônia de abertura apresentou apenas uma demonstração de tudo o que será promovido nestes três dias de evento. A Expo Favela Amapá 2024 contará ainda com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentações de startups, mentorias, shows, debates, cursos, intervenções artísticas e outras capacitações.
O objetivo é que o evento se torne uma verdadeira vitrine de toda a potência identificada nas periferias do Amapá, evidenciando as possibilidades econômicas e culturais destas comunidades.
_________________________
Léo Nilo
CCCOM/CUFA-AP
Comments