Expaço é com troca de ideias, experiências de vida e aquele bate-papo que inspira
Favela Talk abre a manhã da Expo Favela Innovation Amapá com papo reto sobre comunicação e tecnologia
No coração do salão principal do Sebrae Amapá, a manhã deste domingo (17) começou no melhor estilo da Expo Favela Innovation Amapá 2025: com troca de ideias, experiências de vida e aquele bate-papo que inspira. O Favela Talk, cujo primeiro tema foi comandado pela sempre irreverente e carismática Chicandreag, trouxe convidados especiais para falar sobre “Tecnologia e Comunicação” de um jeito leve, direto e cheio de conteúdo.
Quem abriu a roda foi a secretária de Estado da Comunicação, Ana Girlene Gomes, trazendo uma reflexão urgente: como comunicar com responsabilidade em tempos de fake news? Jornalista de rádio e criadora do “Café com Notícia”, Girlene lembrou como foi pioneira ao usar as redes sociais, em tempo real, para ampliar o alcance das notícias. Sua fala deixou claro: hoje, comunicar é mais do que informar, é também proteger a sociedade contra a desinformação.

Ana Girlene
Na sequência, Cleo Santana, da Escola de Negócios da Favela, fez o público vibrar ao lembrar os expositores de que o Amapá é, sim, um celeiro de grandes negócios. Ela reforçou a importância de cada empreendedor se enxergar como potência e citou exemplos inspiradores: Michael Carvalho, da Mazodan, campeão em 2023; Úrsula Ariel, da startup Noun, vice-campeã em 2024 e entre as 5 melhores do país, Vanda Pororoca, da Amazoon, que também brilhou no ranking nacional.

Cléo Santana
O papo ficou ainda mais rico com as contribuições dos publicitários Nagib Jr. e Ugo Farias, dois nomes fortes do mercado amapaense, e do comunicador Viti Trindade, que trouxeram sua visão prática e criativa sobre como a comunicação conecta, transforma e abre portas para novos negócios.

Nagib Jr

Ugo Farias

Vini Trindade
E a programação não para. Às 14h, o Favela Talk volta com o tema Sustentabilidade, apresentado por Céu Leehí, que recebe Glauber Pereira, Janaína Silvestre e Janete Brito Alves. Logo depois, às 15h, o espaço mergulha na Economia Criativa, com mediação de Neto Medeiros e participação de Rodrigo Aquiles, do rapper nordestino RaPadura e de Luciano Duarte.
Mais do que entrevistas, o Favela Talk é sobre troca de vivências e sobre reconhecer que as periferias têm voz, talento e inovação para muito além dos seus próprios territórios.
Acompanhe o Favela Talks, ao vivo, pelo nosso canal do YouTube/@ExpoFavelaInnovationAmapa