16 de ago. de 2025

Começou a Expo Favela Innovation Amapá 2025

Evento reúde em dois dias toda a potência empreendedora das periferias

Confira como foi a abertura

Expo Favela Innovation Amapá 2025 abre portas para a potência criativa das periferias

Começou a maior feira de negócios de favela do mundo. Até  este domingo, 17, o Sebrae Amapá será palco da edição estadual da Expo Favela Innovation Amapá 2025, reunindo cerca de 200 empreendedores que transformaram o espaço em uma verdadeira vitrine da criatividade e da inovação das periferias amapaenses. A abertura dos portões foi às 14h e, logo depois, às 17h, o público foi recebido com muito marabaixo e a energia contagiante de Verônica dos Tambores, que trouxe para o palco uma fusão ancestral de violão e caixa de marabaixo, embalando o início dessa grande celebração do empreendedorismo de favela.

O cerimonial contou com presenças importantes, como o senador Randolfe Rodrigues, a secretária adjunta de Cultura, Mariana Beckman, representando o governador Clécio Luís, gerente da Unidade de Relações Públicas e Desenvolvimento do Sebrae, Célia Cardoso; a presidente da Cufa Brasil, Kaline Lima, o filósofo e líder de relações institucionais da Favela Seguros, Gê Coelho, além da presidente da Cufa Amapá, Alzira Nogueira, anfitriã do evento.

Em discurso emocionado, Alzira destacou o papel transformador da feira: “É impressionante, é grandioso. Conseguimos reunir empreendedores criativos e inovadores, promovendo uma vitrine da economia criativa das nossas periferias. O papel da Expo Favela é dar palco e luz para que esses talentos possam brilhar no Amapá e no Brasil”, disse.

Mais que uma feira de negócios, a Expo Favela é também um espaço de encontros e trocas. Por toda a área do Sebrae, parceiro do evento, estão dispostos pelo menos dez espaços que geram renda e possibilidades de novos negócios. 

“Esse evento é entregue para a sociedade com muita gratidão e alegria. É uma vitrine que transforma vidas e conecta sonhos a oportunidades. A cada edição, temos amapaenses que chegam à etapa nacional em São Paulo, mostrando que o talento do nosso estado tem vez e voz”, destaca a presidente da Cufa Amapá.

Homenagens

Além dos estandes de negócios, a programação inclui oficinas, bate-papos, desfiles, cinema, apresentações culturais e a já tradicional Favela Literária, que nesta edição prestou homenagem à escritora Esmeraldina dos Santos, a artista segue dedica-se a escrever o dia-a-dia de sua família e de seu povo em livros e contos, e percorre comunidades, escolas e eventos em geral, compartilhando conhecimentos e semeando ancestralidade.

Outra personalidade homenageada foi a Cia Cangapé, representada por Washington Silva, um dos fundadores do grupo. Durante a abertura do evento, ele recebeu um certificado de reconhecimento por sua dedicação à cultura e pelo impacto no desenvolvimento da economia criativa promovida no bairro do Araxá. Em seu discurso, Washington dedicou a honraria a todos os moradores das favelas, destacando a força e a criatividade presentes nas comunidades. 

Empreendedorismo, cultura e inovação

A mistura entre empreendedorismo, cultura e inovação faz da Expo Favela Innovation Amapá um espaço diverso, que valoriza a potência coletiva e abre caminhos para que novos protagonistas surjam no cenário local e nacional.

Nos dois dias de evento, a expectativa é de muita troca, inspiração e oportunidades. A cada sorriso de quem expõe, a cada ideia compartilhada, o eventoreafirma sua missão: mostrar que a favela não é carência, e sim, potência. E que do coração das comunidades brota o futuro do empreendedorismo brasileiro.

Confira a programação do domingo da Expo Favela Amapá.